logo

Somos uma empresa de tecnologia com experiência na implementação de soluções de: Controle de Acesso e Segurança Eletrônica, Monitoramento de Imagens, Infraestrutura de TI, Informática e Eficiência Energética.

banner-checklist-sidebar.jpeg

Reuniões virtuais de condomínio

Reuniões virtuais de condomínio

banner-checklist-header

Você que mora em condomínio sabe o quanto pode ser complicado de sempre estar disponível para participar de uma reunião de condomínio. Já pensou em como seria simples se não fosse necessário estar presente no local para discutir e votar nessas reuniões? Isso agora é possível!

Essa nova e tecnológica forma de resolver assuntos foi desenvolvida justamente para simplificar a vida dos condôminos. Assim, preparamos esse artigo que conta com as principais informações necessárias para que você saiba como organizar essa reunião virtual. Quer saber como implementar essa idéia em seu condomínio? Então, continue aqui para descobrir!

Para que serve as reuniões de condomínio?


Esse evento tem a finalidade de reunir todos os moradores para discutir assuntos e analisar questões importantes para melhorar a vida das pessoas. Além disso, são realizadas votações que decidirão sobre assuntos administrativos e que afetam o dia a dia do condomínio.

Nessas reuniões é possível tirar dúvidas dos condôminos, discutir sobre assuntos importantes, se informar sobre o desempenho dos responsáveis pela administração do condomínio e sobre o trabalho do síndico. Existem três formas em que essa reuniões ocorrem:

  • Assembleia Geral Ordinária (AGO): é realizada obrigatoriamente uma vez por ano, com o objetivo de analisar a aprovação das despesas dos últimos 12 meses, definir o orçamento prévio para o próximo ano e realizar alterações na convenção de condomínio. Também é nesse momento que acontecem as eleições para os cargos de síndico, subsíndico e conselho fiscal;
  • Assembleia Geral Extraordinária (AGE): tem a finalidade de discutir e solucionar situações de emergências que envolvam despesas inesperadas, além de cobrir assuntos gerais que não foram tratados pela AGO;
  • Assembleia Geral de Instalação (AGI): é a primeira reunião que acontece após a entrega do condomínio pela construtora. Nesse momento é realizado a contratação do seguro obrigatório, inscrição de CNPJ junto à Receita Federal e a eleição para eleger o primeiro síndico e a equipe do condomínio.


Quais os principais benefícios da reunião de condomínio virtual?


A diferença da reunião convencional para a virtual é que ao invés de presencialmente, a reunião será realizada em um plataforma virtual do condomínio. Apesar de pouca diferença, os benefícios são muitos. Para você entender isso melhor, vamos discutir sobre alguns desses benefícios. Confira!

Participação dos moradores
Como falamos anteriormente, é bastante comum os moradores faltarem a essas reuniões devido suas rotinas. Por isso, escolher um sistema que possibilita que o condômino defina o melhor momento para participar é, sem dúvidas, a melhor alternativa para manter a participação efetiva de todos.

Isso acontece pois sem o encontro presencial o condômino terá a praticidade de participar das votações diretamente do smartphone. Dessa forma, se garante mais agilidade e precisão no processo de decisão, além de economizar o tempo de todos os envolvidos.

A reunião virtual também elimina as chances dos condôminos não conseguirem votar por não conseguirem comparecer e impede a ocorrência de situações desconfortáveis, como desentendimentos entre os moradores. Além disso, essa ferramenta facilita a participação de todos e aumenta o engajamento dos moradores, proporcionando também o melhor convívio.

Aumento de quórum
Com a maior participação dos condôminos, é possível o aumento de novos quóruns. Assim, facilitam situações que normalmente seriam mais difíceis de resolver em uma reunião presencial, como acontece em votações para alterar a convenção do condomínio.

Mais assertividade
Outro motivo que contribui para as grandes faltas nas reuniões presenciais é a falta de objetividade. Ou seja, temas que poderiam ser tratados em pouco tempo acabam levando horas e como consequência disso, gera a ausência de participação dos moradores.

Porém, com a reunião virtual essa questão é resolvida. Já que existe a possibilidade de diminuir esse processo de decisão por meio da plataforma online através de enquetes que demandam pouco tempo para ser respondidas.

Otimização do tempo e dinheiro

Com a implementação das reuniões virtuais no condomínio, é possível notar a diminuição de vários gastos referentes à locação de cadeiras e outros materiais necessários para realização presencial da reunião. Além do aspecto financeiro, o tempo dos envolvidos é otimizado, já que gastam menos tempo decidindo assuntos relacionados ao condomínio.

Como implementar as reuniões virtuais?


As reuniões virtuais de condomínio são realizadas através de um software, que além de suas inúmeras funcionalidades, possibilita que os moradores tenham acesso às questões essenciais do condomínio, tudo feito digitalmente. Dessa forma, a realização das reuniões ocorrem automaticamente, assim como a contabilização dos resultados.

Como você deve ter percebido, a reunião virtual é uma alternativa prática e eficaz para tratar os assuntos referentes à gestão do condomínio. Além de oferecer diversas vantagens tanto para os administradores, quanto para os condôminos.

Tem interesse e implementar esse sistema em seu condomínio? Conte com a Solvecom IT. Implantamos o sistema de gestão rapidamente e você garante o imediato gerenciamento da comunicação interna do seu condomínio em apenas poucos cliques!

Sem Mensagens

Escreva uma mensagem

Mensagem
Nome
E-mail
Site